E o final de How I Met You Mother foi “legen… wait for it… dary”!

legendary
Spoiler alert!

Nesta segunda-feira (31) foi ao ar o último episódio da série How I Met Your Mother. Depois de nove temporadas, a história de Ted que, em 2030, começou a narrar a saga sobre como conheceu a mãe de seus filhos, finalmente teve um final. Um final humano, real e bem longe das conclusões óbvias e confortáveis da maioria das séries. Exatamente com as reviravoltas que cada um de nós estamos sujeitos nesta vida, a história de Ted teve seu final. Se feliz ou não, depende do olhar de cada um.

Uma parcela dos que acompanharam por nove anos cada cabeçada, cada tentativa, cada pé na bunda e cada “Eu amo a Robin” adorou e outra odiou o final que Carter Bays e Craig Thomas escolheram para uma das séries de maior sucesso de todos os tempos. Na minha opinião, este final não poderia ter sido melhor. Por mais que tenha sido de cortar o coração até dos mais frios e calculistas.

O fato de Ted não ter ficado com a mãe e sim com a Robin, não significa que HIMYM acabou sem um final feliz. As duas foram seus grandes amores e a vida tem dessas coisas. As vezes a gente conhece a pessoa certa na hora errada, se prende nisso pra sempre, sofre, se amargura e afasta qualquer outra possibilidade de ser feliz. Ted não. Em 2005 quando tinha 27 anos, ele conheceu Robin e a teve no momento em que ela não queria um marido e uma vida pacata. Depois de muitas tentativas ele resolveu seguir em frente mesmo a amando. Robin se casou com Barney e Ted com a mãe. Robin e Barney se separaram por livre e espontânea vontade e Ted e a mãe foram obrigados a se separar. É assim mesmo que acontece, não é? A gente não consegue planejar tudo.

A vida e seus acasos fez os personagens de bobos assim como faz com cada um de nós todos os dias. Robin conseguiu a carreira que sempre sonhou, mas seguiu sozinha ao perceber tarde demais que havia deixado o homem certo escapar. Ted queria envelhecer ao lado da mãe de seus filhos e, mais do que tudo, desejava um “e viveram felizes para sempre” com ela. Não deu. A mãe ficou doente e morreu e ele ficou revivendo o passado contando seus áureos anos aos filhos adolescentes. No final os dois disseram o que todos nós já sabíamos. Aquela foi a história sobre como ele conheceu a tia Robin. Mas além disso, também foi uma história sobre amor, amadurecimento e, sobretudo: amizade.

Depois de seis anos da morte da mulher, e encorajado pelos filhos, Ted vai atrás de Robin. Fazendo as contas: se em 2005 quando se conheceram eles tinham 27 anos e só ficaram juntos em 2030, os dois tinham 52 anos quando finalmente puderam ficar juntos!

E exatamente quando como tudo começou, ele aparece embaixo de sua janela segurando o trompete francês azul, mas desta vez ela está mais do que preparada pra ele. How I Met Your Mother teve sim um final feliz, só não teve o final feliz mais confortável e certinho como a maioria das pessoas esperava.